Ajuste da estrutura de
ganho
Fabio
Montoro
Brasília,
10 de março de 2012
Este artigo pode ser encarado como um
procedimento técnico para “ajuste do som” em uma aplicação de som ao vivo para
apresentação musical e de voz.
A estrutura de ganho é a sequência de
ganhos estabelecidos nos equipamentos de áudio
1) Aplicação:
Ajustar os ganhos dos equipamentos envolvidos na cadeia de áudio
2) Objetivos
da estrutura de Ganho:
a. Manter
os controles de volume (Faders) na faixa adequada: em torno do Zero (Main
Fader e Faders dos canais)
b. Permitir
boa leitura dos níveis nos indicadores:
i. Medidor
RMS (VI) indicar 0 dB
ii. Medidor
de pico (PPI) indicar + 16 dB
c. Otimizar
a relação sinal-ruído na saída do mixer
d. Evitar
distorções devido a saturações (clippings)
3) Ajuste
o ganho do pré-aplificador do mixer:
a. Coloque
os Faders em zero
b. Ajuste
o ganho para obter a leitura adequada
4) Faixa
Dinâmica (Dinamic Range – DR)
·
É a diferença entre o maior e o menor
nível de sinal que pode ocorrer no equipamento durante sua operação. É importante
determinar a DR do mixer:
·
O limite inferior é o valor RMS do
ruído residual do mixer quando nenhum sinal estiver sendo aplicado.
·
A relação sinal-ruído é a diferença
entre o nível do sinal e o nível do ruído residual
5) Os
picos do sinal na saída do mixer devem ficar perto do limite superior da DR: 28
dBu (esperado). Uma margem em torno de 24 dB entre o valor RMS do sinal e o
topo da DR deve ser reservada para acomodar os picos e evitar saturação. Então
o sinal RMS deve ficar em 4 dBu.
6) Determine
a Faixa Dinâmica (DR) do mixer
a. Determine
o nível máximo de saída do mixer:
i. Zera
o ganho do pré-amplificador;
ii. Posiciona
o Fader de canal em -10 dB;
iii. Posiciona
o Main em -3 dB;
iv. Injeta um sinal de 1000 Hz @ -15 dBu;
1. Eleva o ganho do pré-amplificador até clipar, volta um pouco;
2. Eleva o ganho do Fader até saturar, volta um pouco;
3. Eleva o ganho do Main até saturar, volta um pouco;
4. Mede a saída com um multímetro RMS. Este é o valor máximo do Mixer.
5. Valor esperado = +28 dBu (teto da faixa dinâmica).
v. Alternativa
com piezo tweeter (Zin = 2 kW, BW = 1 a 20 kHz): injeta um sinal de
400 Hz @ -15 dBu;
1.
Utilizar um cabo de sangria para o
piezo tweeter
b. Determine o ruído residual, se houver dúvida quanto a este parâmetro:
i. Mantenha
os controles de volume nas posições anteriores
ii. Encaixe um adaptador XLR com um resistor de 150 W, na entrada do mixer
iii. Medir o nível RMS na saída. Digamos que o nível caia para – 67 dBu. Este é o nível de ruído residual. Então, a DR será = 28 – (-67) = 95 dB
c. Determine
a saída do mixer com os Faders em zero:
i. Reconecte
o gerador de sinal com uma senóide em 400 Hz. Teste para o nível de saída dos
seguintes dispositivos:
1. Microfone = 1 mVrms (-60 dBV)
2.
CD player = 300 mVrms (-10
dBV)
3.
iPod = 500 mVrms (-6 dBV)
4.
Mixer = 1 Vrms ( 0dBV)
0,775 Vrms = 0 dBu = 0 dBm @ 600W
1,000 Vrms = +2,2 dBu = +2,2 dBm @ 600W
1,228 Vrms = +4 dBu = +4 dBm @ 600W
ii. Ajuste
o pré do mixer em zero
iii. A
saída deve ficar no valor nominal do mixer = + 4 dBu
8) Somatório
de canais:
b. Para
4 dispositivos, por exemplo:
9) Os
demais equipamentos do restante da cadeia (processador e amplificador) devem
estar com o mesmo limite superior de saturação (+ 28 dB).
a. A
entrada do processador será de +4 dBu mais margem para os picos.
b. Sua
saída deve ser na mesma faixa, ou seja, o ganho do processador deve ser
regulado para 0 dB.
c. Se
o amplificador possuir ajuste de sensibilidade, observar que esteja posicionado
antes da saturação.
d. A
margem para picos, citada anteriormente como sendo de 24 dB, pode variar de +18
dB a +30 dB e o técnico deve observar que tipo de programação vai ser gerada e
qual a sua dinâmica para estabelecer a margem correta.
e. Se
o processador tiver um limite superior mais baixo que o mixer, pode haver
saturação. As alternativas são (tente a primeira, se não atender escolha uma
das demais):
i. Conviver
com eventuais distorções nos picos;
ii. Reduzir
o ganho do mixer e piorar a relação sinal-ruído;
iii. Introduzir
um atenuador (pad) depois do mixer. A atenuação necessária será a diferença
entre os limites do mixer e do processador.
iv. Reduzir
a sensibilidade de entrada do processador
10) Verifique
o limite de saturação do amplificador:
a. Reduza
a sensibilidade de amplificador;
b. Insira
um sinal na entrada do amplificador, com o gerador senoidal;
c. Instale
um osciloscópio ou um piezo na saída do amplificador;
d. Observe
a saturação.
-
o – o – o –
Referências:
Valor médio |
Vp-p |
dBu |
Formato do sinal |
0,775
Vrms |
1,10 |
0 |
Senoidal |
1,34 |
Onda
triangular |
||
5,11 |
Ruído
gaussiano |
||
1
Vrms |
1,41 |
+
2,2 |
Senoidal |
1,73 |
Onda
triangular |
||
6,60 |
Ruído
gaussiano |
||
1,228
Vrms |
1,74 |
+
4 |
Senoidal |
2,13 |
Onda
triangular |
||
8,10 |
Ruído
gaussiano |
Nenhum comentário:
Postar um comentário