sábado, 6 de setembro de 2014

Automatizar ou não: eis a questão



Controlar equipamentos a partir de um celular ainda está muito longe do que Luc Besson  nos mostra no filme Lucy, mas é uma grande façanha se comparado aos recursos de 50 anos atrás.

A evolução sobre a questão “controle de outros seres”, nos últimos 50 anos, foi grande. O tempo em que automatizar uma residência era um grande luxo, mal surgiu, já passou. Também já ficou para trás o tempo em que era difícil decidir, ao se planejar a construção de uma nova casa, pela automação.

Essa decisão está ficando cada vez mais fácil, uma vez que o custo da automação caiu bastante e a conscientização por edificações “verdes” vem crescendo.

Alguns conceitos básicos podem ser conferidos no artigo:


A questão agora é: o quê automatizar. Em outras palavras, a “profundidade” e a capilaridade da automação.

Evidentemente, sempre existirá a automação luxuosa, mas a linha divisória é a automação da instalação elétrica com foco na iluminação.

A bem da verdade, é preciso expandir a ideia de automação para o conceito de rede interna de comunicação e automação, conforme venho abordando neste blog.

A metodologia OSD busca otimizar os recursos de projeto da solução e é válida pra qualquer edificação, não importando sua dimensão ou finalidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário