domingo, 22 de junho de 2014

Switch Facebook





Fig.1: Switch “Open Compute Project”

As grandes sacadas sempre têm por trás ideias simples: por ser um feroz consumidor de servidores, que alimentam seus datacenters, para servir aos seus mais de um bilhão de usuários, nasceu a ideia: vamos fazer nosso próprio computador, mais rápido, mais eficiente e mais barato do que existe no mercado. E sem segredos. Criando uma empresa sem fins lucrativos para desenvolver projetos abertos. Quem quiser que fabrique. O Facebook vai comprar.

Quando começou, o Facebook só precisava de um servidor, mas agora já deve ter por volta de uns 250 mil em seus datacenters.

O Facebook lançou em 2012 o “Open Compute Project” para colocar isso em prática e, novamente, temos que tirar o chapéu para o Mark.

Além de ganhar dinheiro, o Facebook está contribuindo com a humanidade ao divulgar, de graça, todo o projeto pra quem quiser aprender ou fabricar.

Se deu certo? Mark Zuckerberg declarou, em janeiro deste ano, que já economizou 1,0 bilhão de dólares nessa brincadeira. 

Agora o Facebook deu um tiro de canhão na Cisco, segundo afirma a Businessinsider, anunciando que um novo produto do “Open Compute Project”,o switch Wedge, tipo TOR (Top Of Rack), para uso em data centers, baseado em Linux, com 16 portas de 40 Gbps, está em teste. Veja a figura 2.



Fig.2: Switch anunciado pelo Facebook


Segundo os documentos divulgados pelo projeto, a estratégia foi desenvolver um switch cujas portas pudessem ser definidas por software. Dessa forma pode-se montar a configuração desejada, definindo portas de 10 pela subdivisão de portas de 40 em quatro de 10 Gbps. A figura 1 ilustra um exemplo apresentado na documentação do projeto.

Como exemplo, um switch com 48 portas de 10 Gbps e 12 de 40 Gbps (uplink de 480 Gbps), sem sobredemanda, pode ser reconfigurado por software para ter 60 portas de 10 Gbps e 4 de 40 Gbps (uplink de 160 Gbps) com sobredemanda de 275%.

A estratégia de definir funcionamento por software não é nova. Já foi utilizada no projeto de modems para que estes pudessem atender aos diversos padrões de comunicação em prática, definidos pelas associações internacionais. Um exemplo é o modem utilizado nos celulares.

Esse projeto é realmente inovador em todos os aspectos. Ainda vai dar muito que falar.


Nota:
Switch Top Of Rack

Este nome, que define um tipo de switch, veio da forma em que o equipamento é instalado: na parte de cima de um rack, se conectando a servidores por interfaces de alta velocidade, normalmente 10 Gbps.

Nenhum comentário:

Postar um comentário